notícias - informe

Deficiente visual comemora inclusão na semana nacional de luta
23/09/2011

Em 21 de setembro, quando se celebrou o Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência, o IBDD recebeu a visita de Márcia Marisa Costa, um exemplo de perseverança e luta pela conquista da cidadania através da inclusão profissional no mercado de trabalho.

Há quatro anos, o IBDD promoveu uma seleção de pessoas com deficiência para uma grande empresa, que precisava cumprir a Lei de Cotas, para emprego de pessoas com deficiência. Márcia Costa foi indicada à empresa junto com outros candidatos às vagas. Apesar de ter sido bem sucedida nas entrevistas, não foi aprovada pelo RH, que resistia em contratar surdos, cegos e cadeirantes.

O IBDD insistiu na sua contratação utilizando exemplos de sucesso no trabalho de profissionais com deficiência visual, conseguindo que Márcia fosse admitida. Ela hoje é uma profissional perfeitamente integrada na vida da empresa.

A rigor, quem não estava preparada para ter uma profissional cega em seus quadros era a empresa, que levou mais de 1 ano para ter o Jaws, um software de voz sintetizada que permite ao deficiente visual ter acesso total de seu computador. Apesar disso, Márcia não deixou de desempenhar a sua função de assistente de compra durante esse período, embora atuando fora da web, diferentemente de seus colegas.

Márcia visitou o IBDD e sua amiga Teresa para comemorar as vitórias de sua luta pessoal. Tendo ficado cega aos 17 anos, quando cursava o 2º grau, ela não desistiu dos estudos e está no 4º período da faculdade de Administração. Quando se formar, será promovida a Analista de Compras.

 

marcia costa no IBDD
Marcia Costa no IBDD
 
voltar
 
 
telefone (021) 992280471                Rua Marques de Abrantes 170 sala 901, Flamengo            Rio de Janeiro,Brasil
PARCERIAS ASHOKA AVINA
Barra de Acessibilidade